Programa de Educação em Diabetes

maio 10, 2014


A clínica Espaço Diabetes, que é onde eu faço meu acompanhamento médico, teve uma iniciativa muito legal: está promovendo o Programa de Educação em Diabetes - Viver bem com o diabetes, abordando temas relativos aos diabetes, e com uma programação de encontros que vai até o mês de outubro, sendo realizado um encontro por mês.

Eu tive a oportunidade de participar do primeiro encontro, cujos temas abordados eram:
  • contagem de carboidratos
  • bomba de insulina
Muito pertinente à minha rotina, já que eu estava no período de teste com a bomba.

Para mim foi uma experiência excepcional. Acho que muito se deve pelo fato de eu ter tido contato com outros diabéticos, já que o convívio com outras pessoas diabéticas não é uma realidade do meu dia-a-dia. Estavam presentes pessoas de todas as idades, inclusive as mães (não diabéticas) de bebês que são diabéticos. Foi muito legal ouvir as histórias de outras pessoas, como elas descobriram o DM, como lidam com ele. Em uma certa hora, todos mediram a glicemia, e foi aquele auê: “Quanto deu a sua?” “A minha tá ótima!” “Ih, a minha tá um pouquinho alta”. Adorei essa parte *.*

Tivemos um momento muito gostoso, uma pausa para o lanche, que serviu para promover a interação e também o aprendizado sobre a contagem de carboidratos. Inclusive, a interação e curiosidade sempre andavam juntas. Nesse momento, algumas pessoas pediram para ver a bomba, fizeram perguntas, e eu me senti muito a vontade sobre o assunto. Também notei que eu achei estranho saber que tem diabéticos tipo I que não fazem contagem de carboidratos. o.O


As palestras foram ministradas pela nutricionista e pela endocrinologista da clínica, e é interessante perceber que por mais que a gente ache que sabe muito sobre o assunto, sempre existem coisas novas para se aprender.



Espero poder ir aos outros encontros que acontecerão, gostei muito da experiência.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi Nayama, sou de BH e gostaria de saber quando será o próximo encontro do programa de educação em diabetes e se eles cobram. Obrigada. Gilsiane. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gilsiane!
    Os próximos encontros serão:

    05/06/14 [19:30-21:30]: público - diabéticos tipo 2
    1. Contagem de carboidratos: como comer de tudo da forma certa?
    2. Medo de insulinas: como resolver?

    26/07/2014 [8:30 – 11:00] - I Encontro de Pais de Crianças e Adolescentes com Diabetes
    1. Troca de experiências
    2. Como lidar com o meu parente com diabetes? (Interação com a equipe de psicologia)
    3. Como lidar com situações especiais no tratamento?

    23/08/2014 [8:30 – 11:00]: público - diabéticos tipo 1 e tipo 2
    1. Atividade física e diabetes: orientações para segurança
    2. Lidando com o diabetes no dia a dia

    31/08/2014 [domingo]: Caminhada Espaço Diabetes
    8:00h: Praça da Liberdade – Diabéticos, familiares, parentes e amigos.
    KIT CAMINHADA a adquirir (inscrição gratuita).

    27/09/2014 [8:30 – 11:00]: público - diabéticos tipo 1 e tipo 2
    1. Direitos dos diabéticos
    2. Mitos e Crendices no diabetes
    3. Vida Social: bebidas, comidas, direção e o diabetes.

    25/10/2014 [8:30 – 11:00]: público - diabéticos tipo 1 e tipo 2
    1. Saúde Bucal e Diabetes
    2. Neuropatia Diabética

    LOCAL:
    Clínica Espaço Diabetes
    Rua Domingos Vieira, 300; salas 503/504. Bairro Santa Efigênia.

    VALOR:
    CLIENTES ESPAÇO DIABETES: ISENTO
    ACOMPANHANTES DE CLIENTES ESPAÇO DIABETES: R$50,00 POR ENCONTRO
    NÃO ACOMPANHADOS NA CLINICA ESPAÇO DIABETES: R$100,00 POR ENCONTRO

    Qualquer dúvida você pode me enviar um email: nayamaleal@gmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL