Glicosímetro CEPA GC

novembro 22, 2013


Ontem, dia 21/11/13, recebi da secretaria de saúde o glicosímetro CEPA GC. O mesmo que foi condenado pelo Ministério Público, o mesmo que, em BH, já está sendo substituído pelo Accu-Chek Active da Roche. Pois é, aqui em Contagem, eu o recebi hoje.

Quando fui buscá-lo, a atendente que me entregou disse: aqui está o aparelho, vem com o manual, 100 tiras reagentes e com as lancetas. No mesmo instante perguntei: ok, você está me dando as lancetas, mas cadê o lancetador? E ela respondeu: não tem.

Legal né?!

E ainda completou: você deve ler o manual antes de usar, e se tiver alguma dúvida volte aqui e converse com a Juliana, que é a farmacêutica responsável pela unidade. Ou seja, ela mesma não sabia me explicar absolutamente nada sobre o funcionamento do aparelho.

Detalhe: não vem com manual de instrução. Vem com um “Guia rápido”, pra gente aprender a configurar o básico no aparelho para poder utilizá-lo. Tanto é, que no próprio guia podemos ler a seguinte informação: “... a leitura deste guia rápido não substitui a leitura completa do manual do usuário do glicosímetro.”. Ok, entendido. Porém, cadê o tal manual do usuário, que não veio com o produto e ninguém me contou onde eu o encontro? Então, eu fiz uma pesquisa no Google, e encontrei um link de uma manual deste aparelho fornecido pela Secretaria de Saúde de MG aos farmacêuticos para consulta. Esse manual pode ser lido clicando aqui.

Outro detalhe do qual ri bastante, foi quando comecei a ler o guia rápido, e a primeira frase que li foi: “Obrigado por escolher o glicosímetro Cepa GC”. Hein?!? Não escolhi nada não meu querido. Se eu pudesse escolher….

Detalhe para a seta apontando para o lancetador... que não foi entregue junto com o aparelho.



Durante o atendimento, fiz mais uma (difícil) pergunta: quando vocês vão me entregar o aparelho glicosímetro que está substituindo esse que vocês estão me dando hoje? E a resposta exata foi: provavelmente no ano que vem. Em BH ele já esta sendo distribuído, mas aqui em Contagem demora mais.

Poxa! Demora mais por quê? (Esse pergunta ainda não tem resposta.)

O fato é que se demorar o mesmo tempo que eles demoraram a me entregar o CEPA GC, só vou receber o Accu-Chek Active em 2015 (já que eu espero pelo CEPA GC desde dezembro de 2012). E olha que eu nem preciso do aparelho (pois é o que eu já utilizo atualmente), só preciso das tiras.

Por tudo que eu sei sobre este aparelho, que não é muito, e o pouco que eu sei não é favorável a ele, vou continuar confiando nos valores do meu glicosímetro Accu-Chek Active, porém estou fazendo a medição nos dois aparelhos ao mesmo tempo.

Os primeiros testes que fiz no CEPA GC mostraram resultados próximos aos do Accu-Chek Active, entretanto, sempre com valores para cima. Ao que parece, pelo menos ele está calibrado. 


You Might Also Like

8 comentários

  1. Olá Nayana, a pergunta que precisamos fazer é se o Secretário Municipal ou Estadual de Saúde usariam essa marca de glicosímetro em um familiar deles...acho bem difícil...

    No aparelho da Roche, que é fotométrico e usa a enzima desidrogenase a precisão é 100% segura e não sofre interferência com medicamentos. Já esse da SEPA que é amperométrico e usa a enzima oxidase ocorre interferência de resultado quando tomamos alguns medicamentos como Paracetamol (Tylenol), Salicilatos (ASS) e Acido Ascórbico (Vitamina C).
    Lamentável a postura da atendente na entrega do glicosímetro, pois é dever dessa profissional dominar as informações do aparelho a ser entregue aos pacientes e garantir que na eventual situações de alertas de erro de leitura o paciente saiba como proceder para interpretar a informação e qual ação adotar para garantir o controle glicêmico o mais preciso possível.

    É RESPONSABILIDADE DO FARMACÊUTICO realizar os ajustes iniciais do aparelho no momento da dispensação para o paciente. Se possível, sugere-se que a primeira medida seja feita pelo paciente/responsável na presença do farmacêutico para sanar quaisquer dúvidas quanto à utilização do glicosímetro.
    Para a primeira utilização é importante verificar:
    A) Configurações do aparelho
    Esta ação permite a configuração da data, funções de alarme e memória, além da unidade de medida da concentração.
    1. Pressione o botão “SET”, localizado no compartimento da bateria. O valor numérico
    referente ao ano aparecerá no display.
    2. Pressione e solte o botão “M” até que o ano correto seja selecionado. Quando o ano
    correto for selecionado no display, pressione o botão “SET” e outro numero aparecerá
    piscando, correspondendo ao mês.
    3. O valor numérico referente ao mês piscará. Siga os passos descritos acima para fazer
    as alterações. A sequência de configuração após o ano é: data (primeiro mês e depois dia),
    hora, unidades de concentração, formatação da memória e funções de alarme.

    ATENÇÃO! Nesse momento deve ser configurada a unidade de medida da concentração,
    passando de mmol/L para mg/dL.

    Sugiro você ler essas orientações no link abaixo para garantir a calibração :

    www.ciscircuitodasaguas.org.br/jdownloads/Arquivos/informe_estendido_glicosimetro.pdf

    Atenciosamente,

    Antonio Enrique

    ResponderExcluir
  2. Oi Antônio!
    Concordo com você, a postura dos profissionais que lidam com a entrega dos insumos para diabéticos (aqui em Contagem, ao menos, que é onde eu recebo meus insumos) é um despreparo total. Informação zero.
    Muito legal essas informações sobre a precisão dos dois glicosímetros. Mais um aprendizado para mim :)
    Essa pergunta sobre se o Secretário Municipal ou Estadual de Saúde usariam essa marca de glicosímetro em um familiar deles, tenho plena convicção de que a resposta é não. Até porque quando se trata de licitação (no poder público) o preço é levado mais em consideração do que a qualidade.
    Por isso não vou abandonar meu Accu-chek Active.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Também recebi um glicosímetro CEPA no SUS. Os resultados são totalmente imprecisos. Fiz uma sequencia de testes em intervalos pequenos, e os resultados são todos diferentes. Como é que eles ainda tem a cara de pau de falarem que são os diabéticos que não estão sabendo manusear o equipamento?. E onde estão o lancetador e as lancetas que deveriam vir junto com o kit? Governo incompetente. Querem que os doentes que se danem. Estão de palhaçada brincando com a saúde das pessoas.Jamais teremos um país sério!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, isso é um triste fato. Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a "testar" esse aparelho CEPA GC. Espero sinceramente que ele seja totalmente vetado de todas as licitações do governo. É um absurdo distribuir um aparelho que põe em risco a saúde de uma pessoa só porque é o aparelho de menor custo para o Governo.

    ResponderExcluir
  5. olá, minha mãe é diabética e estou com o mesmo problema, também nunca confiei nas medições desse aparelho, sou de Contagem MG, peguei ele com 100 tiras na bolcinha sem lancetador com umas lancetas grossa que são de furos a mão imcompatível com qualquer tipo de lancetador, como o prefeito da cidade não esta disponibilizando nada nas farmácias distritais resolvi comprar as tiras e não encontro em lugar nenhum nem na internet

    ResponderExcluir
  6. Oi Wanderson!
    De fato, esse aparelho não é confiável. Graças a Deus, eu não estou usando mais ele. A própria Secretaria de Saúde de Contagem trocou o aparelho. Aliás, antes mesmo deles trocarem meu aparelho, eu o abandonei e eu mesma comprava as tiras para o Accu-Chek Active.
    Que estranho sua mãe ainda estar usando o CEPA GC.
    Contagem trocou meu aparelho para o Accu-Chek Active e as tiras para usar com ele eu pegava na farmácia distrital.
    Verifique na farmácia distrital o porquê de não terem trocado o aparelho glicosímetro de sua mãe até hoje. Na minha opinião, é inadmissível usar o CEPA GC, porque saúde é coisa séria. Cobre respostas da secretaria

    ResponderExcluir
  7. não estou conseguindo as tiras. voçes poderiam me emdicar algum site que eu possa conseguir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Infelizmente não sei onde vendem as tiras desse glicosímetro. Tem muitos anos que eu não uso ele e quando eu usei, eu ganhava as tiras da secretaria municipal, através de processo administrativo.
      Beijos.

      Excluir

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL