Para quê medir a glicemia se estou sentido que ela está baixa?

novembro 05, 2013


Várias foram as vezes em que eu senti alguns dos sintomas de hipoglicemia e comi algo doce antes de medir a glicemia, ou até mesmo nem medi a glicemia. Sim, várias foram as vezes em que usei a frase: “Acho que estou ficando com hipo, vou comer alguma coisa”. A frase já começa errada, com a palavra ACHO. Até porque o verbo achar tem por significado: “julgar, supor, considerar”. Achar é uma coisa, agora ter CERTEZA, somente fazendo o teste de glicemia.

A nossa percepção neste caso é muito limitada. Muitas vezes sinto os sintomas de uma hipoglicemia e, ao medir, vejo que na verdade estou com hiperglicemia. Estranho né? Mas essa confusão acontece e é mais comum do que se imagina.

O perigo consiste em tratar algo que não está de fato acontecendo. Se estou passando por uma crise de hipoglicemia, vou ingerir 15 g de carboidratos. Mas, e se no lugar de uma hipo eu estiver tendo uma crise de hiperglicemia e ingerir os mesmos 15 g de carboidratos? Estarei piorando uma situação que já não está boa. Estarei aumentado ainda mais a minha glicemia. Aí o controle foi para o espaço.

Por isso, medir a glicemia é essencial. Às vezes dá preguiça. Às vezes esquecimento. O ideal é medir a glicemia em pares, ou seja, antes de uma refeição (pré-prandial) e 2 horas após a refeição (pós-prandial). Assim, podemos mensurar se a relação insulina-carboidrato está sendo eficiente para cada caso. Outra dica importante: não adianta só medir se não anotar. Eu mesma quando não anoto os valores fico perdida. Para isso existem os diários de glicemia, para nos ajudar nesta percepção, para colocar no papel e facilitar a leitura dos valores e não deixar apenas armazenado na memoria do glicosímetro.

Várias empresas como a Novo Nordisk e a Sanofi Diabetes fornecem um livrinho de diário de glicemia. No site Espaço Diabetes tem um  diário de glicemia super simples de preencher (em word) e funciona direitinho. Clique aqui para fazer o download e imprimir.

Esse aqui abaixo é o diário de glicemia do Espaço Diabetes que eu utilizo.



You Might Also Like

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL