O cuidado com as unhas

setembro 19, 2013


Mesmo antes de ser diabética, já ouvi falar muito sobre pé diabético, que é uma complicação crônica do diabetes nos membros inferiores, e todo o cuidado que envolve essa área do corpo. Porém, nunca havia me ligado que o mesmo cuidado deve ser dispensado também às mãos dos diabéticos, especialmente as unhas.

Em mais um dia de consulta, a médica que me acompanha estava examinando meus pés, e disse que o ideal em meu caso seria não retirar as cutículas das unhas, tanto do pé quanto da mão. Meu primeiro pensamento foi: “OMG! Impossível.”

E o pior é que essa é uma verdade. No diabetes a circulação é afetada e existe uma resistência menor às infecções. Por isso, aquele “bife” que a manicure tira sem querer, por menor que seja, pode virar um mega problema.

Depois dessa informação, comprei um complexo de redutor de cutículas, para tentar diminuir as danadas das cutículas e assim não precisar retirá-las, pelo menos não com tanta frequência. O problema é que, mesmo que eu usasse o redutor fielmente todos os dias, as cutículas continuavam crescendo no mesmo ritmo (o que era completamente normal, pois demora um tempo para readaptar essa redução no crescimento), e isso sim é um super problema para mim, porque eu tenho o péssimo hábito de roer as unhas quando elas não estão bem feitas :(

Continuei então fazendo as unhas retirando a cutícula. Mas como a manicure que faz as minhas unhas é sempre a mesma e ela já sabe que sou diabética, existem cuidados que são tomados que ajudam a minimizar certos riscos, como por exemplo, ela não deixa a minha mão de molho na água, pois o ambiente úmido é muito propício para o desenvolvimento de cândida. E também não tira a cutícula muito a fundo, desencravando a unha, justamente para diminuir as chances de tirar um bife!

Quanto aos esmaltes, está liberado! A não ser é claro que exista algum tipo de alergia aos componentes da fórmula, o que não é o meu caso, ainda bem, porque sou fascinada por esmaltes.



You Might Also Like

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL